terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Debate: Como utilizar e mediar tecnologias sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula? Qual a importância da mediação pedagógica?




Diante das novas tecnologias e da demanda de informações que um profissional deve ter a cerca da informática, é preciso primeiramente valorizar o uso das tecnologias para que a aprendizagem se torne significante e eficaz.

E para isso, o professor deve buscar os melhores recursos, aliada à motivação, um fator fundamental a interação tecnológica com o educando para que a aprendizagem realmente aconteça.

A tecnologia irá colaborar se for usada adequadamente para o desenvolvimento educacional. O professor deve assumir uma nova atitude, o de orientador das atividades, de facilitador da aprendizagem, ou seja, vai desenvolver o papel de mediador pedagógico.

Pelo fato dos professores estarem acostumados com modelos de aulas tradicionais, enfrentar esta nova etapa não é nada fácil. É necessário uma mudança de mentalidade, de valores e de atitude por parte deles.

As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. No trabalho com as técnicas é valido que se incentive a participação dos alunos, a interação entre eles, a pesquisa, o diálogo, entre outros.

Por já estar atuando como uma profissional em sala de aula, vejo a importância desta matéria, como mais uma forma de se ensinar utilizando outros tipos de recursos e vale a pena, nós como conhecedores dessa nova disciplina, levar estas ideias às escolas, para fazer parte da sala de aula.

Características de um professor mediador:

- aprendizagem voltada ao ensino do aluno, ou seja, aluno como centro do processo.
- ação conjunta entre o professor e o aluno.
- planejamento das atividades.
- respeito e parceria com todos os participantes.
- domínio da área de conhecimento.
- criatividade.
- diálogo.

Precisamos ficar atentos a influência que a tecnologia tem hoje na sociedade e na educação. Diante dessas reflexões possamos retomar a nossa prática com novas propostas, proporcionando melhores condições de aprendizagem.

Referência:
Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens.- Campinas, SP: Papirus, 2000.- (Coleção Papirus Educação)

Um comentário:

  1. Ei Babi, sua particpação e dedicação nas aulas fez diferença.
    Desejo sucesso para vc e ótimas reflexões como esta.

    ResponderExcluir